quarta-feira, 14 de setembro de 2016

RIOCENTRO- JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS - RIO 2016


RIO 2016

Tive o privilégio de poder visitar o local nos dias que marcaram o Brasil e o Rio de Janeiro
Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016.
Marcado na História, e aqui também!
Orgulho e Gratidão!


quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CURIOSIDADES SOBRE O TEATRO


Teatro:

"Dia 19 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Teatro e no dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro.
A palavra teatro é de origem grega THEATRON. As primeiras encenações foram realizadas na Grécia Antiga e encenadas ao ar livre. Após um tempo, as encenações passaram a serem realizadas em locais próprios e assim surgiu o teatro!
No começo, apenas os homens poderiam atuar, e como não existia outra alternativa para a interpretação dos papéis femininos , os homens que os faziam usavam máscaras, as personas. Dai a origem do nome Personagens. Apenas no século XVII na Inglaterra e na França as mulheres entraram no universo do teatro, como atrizes.
O teatro divide-se em vários gêneros, como a comédia, o drama, tragicomédia e até o teatro de fantoches para as crianças. Os musicais hoje em dia são os gêneros que mais estão em alta e têm atraído público. Foi através da Tragédia no Tetro Grego que surgiu o termos “catarse”, ou seja, é o sentimentos que o espectador vivencia ao acompanhar o sofrimento das personagens, mesclando-se entre piedade, alegria e tristeza.
Algumas das personalidades brasileiras mais conhecidas são: Antunes Filho, Bibi Ferreira, Zé Celso Martinez Corrêa, Procópio Ferreira, Marília Pêra, Jô Soares, Gerald Thomas, Décio de Almeida Prado, Cacá Rosset, Miguel Falabella e Flávio Rangel e Ivam Cabral.
No Brasil, o teatro surgiu em XVI com o intuito da disseminação da fé religiosa. Entre os autores estava padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos que tinha como tema a catequização dos indígenas e a integração entre portugueses, índios ou espanhóis. Um exemplo é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.
Em 1833 João Caetano formou uma companhia brasileira de teatro e seu nome está vinculado a dois acontecimentos muito importantes na área. Com a estreia em 13 de março de 1838 da peça  “Antônio José ou o poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães.”
O teatro é uma maneira muito importante de demonstrar a arte, além de ser um ótimo programa cultural para qualquer final de semana , seja para ver uma comédia ou um drama, pois sempre irá acrescentar algo em nosso conhecimento."

(Fonte Tirada do Site: Pueri Domus Araraquara );



Curiosidades Sobre O Teatro:

    "Atores, Palco, holofotes, coxias; uns dos elementos relevantes, no que hoje conhecemos como Teatro de Palco, mas, nos primórdios dessa vetusta manifestação artística, a história era diferente.

-O teatro surgiu na Grécia Antiga, em meadas do século VI A.C..
- Nas primícias, o teatro era uma forma de homenagear Dionísio, o deus do vinho .
-Téspis é considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental, por conta de sua participação inusitada em um dos rituais , onde resolveu vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, subir em seu tablado na praça pública e dizer: “Eu sou Dionísio!”
-O prédio teatral grego era formado, basicamente, na seguinte estrutura: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco.
- No orto, apenas os homens poderiam atuar.
- No começo, havia apenas duas máscaras: a da alegria J e a da tristeza L
- As máscaras eram cruciais nas apresentações teatrais, por conta da longitude do ator com o público.
-As máscaras tinham como função demonstrar o sentimento que o ator estava passando no decorrer da peça.
- Apenas no século XVII na Inglaterra e na França, foi que as mulheres entraram no universo do teatro, como atrizes.
- O primeiro gênero do teatro foi a Tragédia.
-O teatro divide-se em vários gêneros, como a comédia, o drama, teatro de fantoches, musicais , entre outros.
-O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão e a moral da peça.
- O "Corifeu", era um representante do coro que se comunicava com a plateia.
-O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa que visavam à catequização dos indígenas, e também a, integração entre portugueses, índios e espanhóis.

-o Auto de São Lourenço, foi escrito em tupi-guarani, português e espanhol.
-Com a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, o progresso do teatro é inegável.
- A Corte Portuguesa trouxe ao pais as primeiras casas de teatro oficiais.
- Em 1833, o ator João Caetano formou, uma companhia brasileira.
-comédia de costumes, o gênero mais característico da tradição cênica brasileira."

(Fonte Tirada do Site: Olho Na Arte );



A Origem do Teatro:

    "A palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.
O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente à audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu na Grécia antiga, no século IV a.C..
A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.
Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de coro" (os organizadores das procissões).
Nas procissões, os participantes se embriagavam, cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio. Em procissões urbanas, se reuniam aproximadamente vinte mil pessoas, enquanto que em procissões de localidades rurais (procissões campestres), as festas eram menores.
O primeiro diretor de coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Préstato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras.
O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a plateia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o "Corifeu", que era um representante do coro que se comunicava com a plateia.
Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele – altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego.

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.

Dois séculos separa a atividade teatral jesuítica da continuidade e desenvolvimento do teatro no Brasil. Isso porque, durante os séculos XVII e XVIII, o país esteve envolvido com seu processo de colonização e em batalhas de defesa de território. Foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, que trouxe inegável progresso para o teatro, consolidado pela Independência, em 1822.

O ator João Caetano formou, em 1833, uma companhia brasileira. Seu nome está vinculado a dois acontecimentos fundamentais da história da dramaturgia nacional: a estreia, em 13 de março de 1838, da peça Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de autoria de Gonçalves de Magalhães, a primeira tragédia escrita por um brasileiro e a única de assunto nacional; e, em 4 de outubro de 1838, a estreia da peça O Juiz de Paz na Roça, de autoria de Martins Pena, chamado na época de o "Molière brasileiro", que abriu o filão da comédia de costumes, o gênero mais característico da tradição cênica brasileira."

(Fonte Tirada do Site: Origem do Teatro ).





segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PROJETO SONHO EM AÇÃO... No Mc Dia Feliz (27/08/2016)

Mais Uma Vez... PROJETO SONHO EM AÇÃO

   Ajudando também na causa de crianças com câncer, da Instituição Ronald Mc Donald's; com o: Mc Dia Feliz , Realizado no sábado, dia 27 de Agosto de 2016.
    Eu e Nossa Equipe do Projeto Sonho em Ação viramos Voluntários do Mc Dia Feliz para ajudar nessa campanha que todo ano tem o mesmo objetivo: Ajudar as Crianças e Adolescentes com Câncer, do Instituto Ronald Mc' Donalds.








Equipe: Julay Gonçalves, Verônica Charlotte Cardoso, Erika Souza, Patrícia Canedo.

Eu, Patrícia Canedo e Julay Gonçalves.
















Equipe: Eu, Julay Gonçalves, Verônica Charlotte Cardoso, Patrícia Canedo.


Gostaria de Agradecer principalmente a estas meninas pela iniciativa de criar o Projeto Sonho em Ação, que em breve farão mais boas ações para pessoas especiais, e que também precisam de um apoio, uma ajuda e uma moral.
Toda Equipe do Projeto Sonho em Ação se orgulha em ajudar quem mais necessita!
Saibam mais deste Projeto por AQUI ou Aqui.

Trabalhos Recentes (Audiovisual 2026)

 Últimos Trabalhos (Audiovisual) :  César Augusto "AMOR PASSIONAL - TEMPORADA 2" (Laila Borges) Um personagem hétero, Treinador e ...

Mais Vistos